MANGUETOWN

Este é um projeto especialmente importante para mim, pois além de ter representado com louvor a minha consolidação como arquiteto, representa muito do que penso sobre a função desta profissão.

Foi um projeto de revitalização de uma favela de palafitas no Recife, lugar extremamente pobre e aparentemente esquecido pela cidade. A ideia foi assumir a importância da água para as famílias que dela retiram a pesca que os alimenta, trocando as inseguras construções sobre compridos pilares por uma estrutura comunitária flutuante que passa fazer a intermediação entre a porção seca do bairro e as novas residências modulares, também flutuantes.

Sobre o módulo comunitário estão edifícios de uso comum como escola, restaurante e centro cultural, além de praças públicas e passeios, trazendo para este novo bairro os serviços necessários para o desenvolvimento de sua população. Acima dessa estrutura, apoia-se uma malha ondulada que além das funções de horta, capitação de águas pluviais e geração de energia, também auxilia no conforto térmico do local. Abaixo dela encontram-se as fundações  flutuantes, os sistemas de tratamento de água, transformadores elétricos e os tanques de armazenamento de água potável.

A construção das casas em módulos também representa o respeito pelas famílias que supostamente habitariam este local, fugindo do conceito medíocre de habitação social onde se fornece casas iguais para famílias diferentes. As estruturas habitacionais também são expansíveis, tendo como limite o contorno natural do rio Capiberibe.

Projeto 2011 I Imagens Hermes Romão

Start typing and press Enter to search